quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Apresentação Tarefa 2

Apresentação mostrada em sala de aula.

4 comentários:

  1. Acho muito interessante esta análise da quantidade de dados na web, pois essa massa de dados permite atender a diversos gostos dos muitos usuários navegando pela web. Porém, há muito conteúdo considerável como lixo, no sentido de ser ofensivo a moral da sociedade. Como fazer para controlar a divulgação deste conteúdo? É possível educar usuários que produzem e disponibilizam tal conteúdo? É possível/viável criar formas "computacionais" de se barrar esse vandalismo?

    ResponderExcluir
  2. Se hoje em dia temos acesso á muitas informaçoes e conhecimento, e estamos cada vez mais cedo aprendendo e desenvolvendo conhecimentos, porque nao presenciamos mais talentos como Mozart, onde estao os talentos aos montes, pois se fossemos levar em conta a quantidade de informacao hoje produzida, em teoria seria muito mais fácil de se alcançar os gênios e assim obter novas descobertas, mas porque isso não acontece ? 10 anos de projeto genome e a cura para o cancer e outras doenças parece tao longe quanto naquela época.

    Porque a explosao de informaçoes nao significa avanço na sociedade/tecnologia ?

    ResponderExcluir
  3. Caro Pedro,
    explosão na quantidade de informações, não significa necessáriamente que alguem sabe o que fazer com toda essa informação.

    Como um exemplo, os componenetes para criar gadgets modernos como o iPad ou outros tables já existem há muitos anos, mas as idéias e descobertas são processos contínuos, que precisam de tempo para ser estudados.
    Hoje em dia se conhece todos os componentes da genética por exemplo, mas assim como os componenetes eletrônicos ha anos atras, atualmente não se sabe muito o que fazer com toda essa informação obtida com a genética.

    Não adianta ser imediatista, as descobertas levam tempo, e com a tecnologia atual podemos realizar estudos cada vez mais avançados. Se não conhecermos nem os componenetes (a informação) não há como estudar o que fazer com elas. A coleta de informações é necessária para o começo de todo estudo sério, mas ela apenas o começo e não o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Stefano, acho que essa questão sobre o controle das postagens e educação dos usuários é muito mais ampla e não se limita somente à internet. Está envolvida nisso toda uma questão social e cultural. Acho que não devemos limitar, ou controlar o que os usuários estão postando, o que na minha opinião seria quase uma censura. Ao invés disso, podemos criar formar de avaliar a relevância da informação oferecida, de forma a " filtrar" aquilo que não corresponde às nossas expectativas ou desejos. O vandalismo em si irá sempre existir, devido justamente à característica democrática da internet, e acho que cabe a nós contornar isso até que não seja mais presente.

    ResponderExcluir