quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Produção : Aplicativos OpenSocial nas redes Sociais e o crescimento do mercado Publicitário na Web

As redes sociais vieram para ficar, e fazem parte do cotidiano do usuário de internet padrão. No início elas tinham o intuito apenas de manter diferentes grupos de pessoas em contato. Mas com o aumento do número de redes sociais no mercado, aumentou a necessidade de funções para os usuários se interessarem mais por uma ou por outra. Com isto surgiram os aplicativos web para as redes sociais.

Cada rede social possuía o seu próprio padrão de aplicativos, e um aplicativos não podia se comunicar com aplicativos de outras redes. Isto acaba se tornando um incômodo para os usuários, que precisam de por vezes entrar com os mesmos dados em diferentes ambientes.

O OpenSocial é uma plataforma do Google baseada em HTML convencional e Javascript. Uma API aberta que permite que desenvolvedores criem aplicações para rodar dentro de redes sociais que aderirem à plataforma.

Como incialmente foi um desenvolvido pelo Google, a plataforma inicialmente foi adotada pela rede do Google que é o Orkut. Mas diante das vantagens oferecidas pelo OpenSocial e pelas funcionalidades da rede se tornarem 'obsoletas' com o tempo, outras redes sociais como LinkedIn e o Ning passaram a dar suporte ao padrão.

Isto é visto com bons olhos pelos desenvolvedores web já que não é necessário desenvolver diferentes aplicativos para diferentes ambientes, poupando a eles trabalho e aumentando as possibilidades de aplicativos em cada uma das redes sociais.

Para atrair mais desenvolvedores para os aplicativos OpenSocial e para as redes sociais (no caso o Orkut). A Google preparou uma apresentação que demonstra as vantagens de se investir no mercado de aplicativos para web, utilizando como exemplo o mercado Brasileiro.



Por fim, a tendência que é a maioria dos ambientes sociais na web dêem suporte ao padrão de desenvolvimento da Google.

fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário